fbpx

Diabetes é um termo utilizado para dar nome a uma série de doenças que envolvem problemas com o hormônio insulina. Normalmente, o pâncreas (um órgão localizado na parte posterior do estômago) libera insulina para ajudar seu corpo a armazenar e usar o açúcar e a gordura dos alimentos que você ingere. O Diabetes ocorre quando uma das das seguintes situações acontece:

• Quando o pâncreas não produz insulina
  • Quando o pâncreas produz muito pouca insulina
  • Quando o corpo não responde apropriadamente à insulina, uma condição chamada “resistência à insulina”

O Diabetes, infelizmente, é uma doença crônica e que uma vez diagnosticada acompanhará o paciente por toda sua vida. Ele pode, no entanto, ser controlado de maneira efetiva caso haja um esforço por parte do paciente e um bom acompanhamento de sua equipe médica, principalmente um Endocrinologista. Aproximadamente 12 milhões de brasileiros possuem esta doença, sendo que quase um terço não sabem que o têm. Mais cerca de 30 milhões de pessoas têm pré-diabetes, um estágio inicial e incipiente da doença. Até agora, não há cura para esta doença. Pessoas com diabetes precisam gerenciar sua doença para se manterem saudáveis e com uma boa qualidade de vida.

O Papel da Insulina no Diabetes

Para entender por que a insulina é importante na compreensão do Diabetes, é importante saber mais sobre como o corpo usa a comida como energia. Seu corpo é composto de milhões de células. Para produzir energia, essas células precisam de comida em uma apresentação molecular muito simples. Quando você come ou bebe, grande parte da comida é decomposta em um tipo de açúcar chamado “glicose”. Então, a glicose é transportada através da corrente sanguínea para as células do seu corpo, onde ela pode ser usada para fornecer parte da energia que seu corpo precisa para as atividades diárias.

A quantidade de glicose na corrente sanguínea é rigidamente regulada pelo hormônio insulina. A insulina está sempre sendo liberada em pequenas quantidades pelo pâncreas. Quando a quantidade de glicose no sangue aumenta além de um certo nível, o pâncreas libera mais insulina para empurrar mais glicose para as células. Isso faz com que os níveis de glicose no sangue (níveis de glicose no sangue) caiam.

Para evitar que os seus níveis de glicose fiquem muito baixos (uma situação chamada de hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue), seu corpo envia um sinal para que você coma (a fome) e libera um pouco de glicose a partir do estoque de armazenamento localizado no fígado.

As pessoas que possuem o Diabetes não produzem insulina, ou as células de seus corpos são resistentes à sua ação. Isso faz com que em diversos momentos os níveis de açúcar que circulam no sangue sejam excessivamente altos. Por definição, o Diabetes é clinicamente diagnosticado como um nível de glicose no sangue de 126 (ou mais) miligramas por decilitro (mg/dl) depois de um jejum noturno.

Tipos de Diabetes

Diabetes Tipo 1

O Diabetes Tipo 1 ocorre porque as células produtoras de insulina do pâncreas (chamadas células beta) são destruídas pelo sistema imunológico. Pessoas com diabetes tipo 1 não produzem insulina e devem usar injeções de insulina para controlar o açúcar no sangue.

O Diabetes Tipo 1 geralmente começa em pessoas que possuem menos de 20 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Diabetes Tipo 2

Ao contrário das pessoas com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. No entanto, a insulina que seu pâncreas segrega não é suficiente, ou o corpo é resistente à insulina. Quando não há insulina suficiente ou a insulina não é usada como deveria, a glicose não consegue entrar nas células do corpo.

Diabetes Tipo 2 é a forma mais comum do Diabetes, afetando quase 9 milhões de brasileiros. Embora a maioria desses casos pudesse ser evitada com mudanças comportamentais, ela continua sendo para adultos a principal causa de complicações relacionadas ao Diabetes, gerando graves problemas como cegueira, amputações não traumáticas e insuficiência renal crônica que requer diálise. O Diabetes Tipo 2 geralmente acontece em pessoas com mais de 40 anos que estão acima do peso. Às vezes referido como “diabetes que inicia na idade adulta”, o Diabetes Tipo 2 vem aparecendo com cada vez maior frequência em crianças devido ao aumento da obesidade em jovens.

Um contingente significativo de pessoas que possuem a doença podem controlá-la mantendo o peso, observando sua dieta e exercitando-se regularmente. Outros também podem precisar adicionalmente tomar uma pílula que ajuda o corpo a usar melhor a insulina, ou eventualmente (em casos mais graves) fazer uso de injeções de insulina.

Muitas vezes, os médicos são capazes de detectar a probabilidade aumentada de incorrência do Diabetes Tipo 2 antes que a condição realmente ocorra. Comumente referido como pré-diabetes, esta condição ocorre quando os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa estão acima do normal, mas não são altos o suficiente para o diagnóstico de Diabetes Tipo 2.

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional é um tipo específico de Diabetes desencadeado pela gravidez. Alterações hormonais durante a gravidez podem afetar a capacidade da insulina de funcionar adequadamente. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.

As mulheres grávidas que têm um risco aumentado de desenvolver diabetes gestacional são aquelas com mais de 25 anos, acima do peso normal antes da gravidez, histórico familiar de diabetes ou de etnia hispânica, negra, indígena ou asiática.

A triagem para diabetes gestacional é realizada durante a gravidez. Se não for tratada, a diabetes gestacional aumenta o risco de complicações tanto para a mãe quanto para o feto.

Normalmente, os níveis de açúcar no sangue voltam ao normal dentro de seis semanas após o parto. No entanto, as mulheres que tiveram diabetes gestacional têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Quais São os Sintomas do Diabetes?

Os sintomas do diabetes tipo 1 geralmente ocorrem repentinamente e podem ser graves. Eles incluem:

• Aumento da sede
  • Aumento da fome (especialmente depois de comer)
  • Boca seca
  • Micção freqüente
  • Perda de peso inexplicável (mesmo que você esteja comendo e sentindo fome normalmente)
  • Fadiga (sensação de fraqueza e cansaço)
  • Visão embaçada
  • Respiração pesada
  • Perda de consciência (raro)

Pode-se considerar que os sintomas do Diabetes Tipo 2 são os mesmos listados acima. Na maioria das vezes, os pacientes são assintomáticos ou apresentam um desenvolvimento bastante gradual dos sintomas acima. Outros sintomas podem incluir:

• Feridas ou cortes de cicatrização lenta
  • Comichão na pele (geralmente na área vaginal ou na virilha)
  • Infecções fúngicas
  • Ganho de peso súbito
  • Dormência ou formigamento das mãos e pés
  • Impotência ou disfunção erétil

Como o Diabetes é Gerenciado?

• Atualmente, o diabetes não pode ser curado, mas pode ser controlado e controlado. Os objetivos do gerenciamento de diabetes são:
  • Mantenha seus níveis de açúcar no sangue tão normal quanto possível equilibrando a ingestão de alimentos com medicação e atividade.
  • Mantenha seus níveis de colesterol e triglicerídeos (lipídios) tão próximos quanto possível de sua faixa normal evitando açúcares e amidos processados e reduzindo a gordura saturada e o colesterol.
  • Controle seu sangue pressão. Sua pressão arterial não deve ultrapassar 13 x 8.

Você tem a chave para controlar seu diabetes:

• Planejando o que come e seguindo um plano alimentar equilibrado
  • Exercitando-se regularmente
  • Fazendo uso correto das medicações prescritas pelo seu médico e acompanhando de perto as orientações sobre como e quando tomá-los
  • Monitorando seus níveis de açúcar no sangue e pressão arterial em casa
  • Mantendo seus compromissos com seus profissionais de saúde e fazendo exames laboratoriais conforme determinado pelo seu médico

Lembre-se: o que você faz em casa afeta sua saúde todos os dias, enquanto seu médico só pode orientá-lo a cada consulta.