Você Sofre de Deficiência de Vitamina B12?

Você Sofre de Deficiência de Vitamina B12?

Deficiência de Vitamina B12

Você pode  nunca ter ouvido falar nela, mas a vitamina B12 é essencial para algumas das funções mais importantes do corpo, como formar glóbulos vermelhos e manter a função nervosa. Não é uma prática fartamente adotada pelos médicos testar sua quantidade, de modo que a deficiência de vitamina B12 pode passar despercebida. Mas ao longo do tempo, essa deficiência pode causar anemia, danos nos nervos e até mesmo problemas de memória e raciocínio. A boa notícia é que é fácil evitar a deficiência de vitamina B12, de acordo com Stacey Nelson, gerente de nutrição ambulatorial no Hospital Geral de Massachusetts, de Harvard. “O que é importante é reconhecer se você está em risco e tomar medidas para evitar o desenvolvimento de uma deficiência”, diz Nelson.

Como funciona a vitamina B12

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que é naturalmente encontrada em produtos de origem animal. Alguns alimentos fortificados, suplementos dietéticos e medicamentos contêm uma versão sintética da vitamina B12. Quando você come carne, peixe, ovos ou produtos lácteos, a vitamina B12 é liberada a partir de proteínas por ácido clorídrico e enzimas no estômago; A vitamina B12 sintética já está nesta forma livre. A vitamina B12 livre combina com o fator intrínseco – uma substância secretada pelas células do estômago – o que permite que ele seja absorvido pelo intestino delgado.

Fontes de Vitamina B12

Quem precisa de mais vitamina B12?

A maioria das mulheres obtém a quantidade diária recomendada – 2,4 microgramas (mcg) para a maioria dos adultos, 2,6 mcg para gestantes e 2,8 mcg para mulheres que estão amamentando – em suas dietas. No entanto, você está em maior risco de deficiência de vitamina B12 se qualquer um dos seguintes se aplica:

  • Você tem 50 anos ou mais. Com a idade, as células do estômago tornam-se menos eficientes e secretam menos ácido clorídrico, o que significa que você absorve menos B12.
  • Você alterou a função gastrointestinal. As pessoas que sofrem de transtornos gastrointestinais como doença celíaca ou doença de Crohn ou que sofreram uma cirurgia de perda de peso podem secretar muito pouco ácido clorídrico ou fator intrínseco.
  • Você é um vegano estrito. Se você abandonou todos os produtos de origem animal, você deve considerar usar cereais fortificados ou leveduras nutricionais ou ainda tomar um suplemento de vitamina B12. É especialmente importante que as mulheres veganas grávidas que estão planejando amamentar exclusivamente conversem com sua equipe médica para obter vitamina B12 adequada para ambos – ela e seus bebês. Os bebês que não recebem vitamina B12 podem desenvolver uma deficiência e sofrer danos neurológicos permanentes.
  • Você toma certos medicamentos. Dois tipos de medicamentos para úlceras e refluxo gástrico – inibidores da bomba de prótons, como Omeprazol (Prilosec) e Lansoprazol (Prevacid), e bloqueadores de H2 como Cimetidina (Tagamet), Famotidina (Pepcid) e Ranitidina (Zantac) – inibem a liberação de ácido estomacal necessário para liberar vitamina B12 dietética. Há alguma evidência de que a droga metformina (Glifage XR) pode reduzir a absorção de vitamina B12 quando usada por vários anos.
  • Você tem anemia perniciosa. Esta condição autoimune afeta a capacidade do estômago de produzir fator intrínseco, portanto, você não pode absorver a vitamina B12 através do seu sistema digestivo.

Sintomas de deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 pode não ser diagnosticada porque muitos dos sintomas – fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e perda de peso – refletem aquelas de doenças menores ou condições crônicas, explica Nelson. Outros sintomas de deficiência de B12, como dormência e formigamento nas mãos e pés, também são comuns em pessoas com diabetes e estenose espinhal. Se você tem alguns desses sintomas – especialmente se você tem uma baixa contagem de glóbulos vermelhos – você deve conversar com seu médico sobre mais exames de sangue para a vitamina B12.

Prevenção de deficiência de vitamina B12

Se você estiver em risco de deficiência de vitamina B12, você pode buscar as seguintes soluções:

evitando deficiência de vitamina b12

  • Suplementos. Mesmo as doses mais baixas em suplementos B12 são muitas vezes o subsídio alimentar recomendado. Doses de até 1.000 mcg, embora desnecessárias, provavelmente não são prejudiciais.
  • Alimentos fortificados. Muitos cereais de café da manhã, produtos de soja e leveduras são fortificados com B12.
  • Injeções. Se você teve cirurgia de redução de peso ou tem anemia perniciosa, doença celíaca ou doença de Crohn, podem ser recomendadas injeções de B12.

Como sempre, o mais importante é buscar a orientação de um profissional da área de Nutrologia para prestar auxílio nesta e em outras questões referentes à suplementação.

Fonte: Harvard Health Publications

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

Horários

Seg. Ter. e Qua. 14h às 18h
Qui. 13h30 às 18h30
Sex. 14h às 18h
Sáb. e Dom Fechado

Localização

Alameda Grajaú, 60 – Sala 907
Alphaville, Barueri – SP, 06454-050

Dra. Juliana Lara © 2021. Todos os Direitos Reservados.

Horários

Seg. (Telemedicina) 14h às 18h
Ter. (Presencial) 14h às 18h
Qua. Fechado
Qui. (Presencial) 13:30h às 18:30h
Sex. (Telemedicina) 14h às 18h
Sáb. e Dom Fechado

Localização

Alameda Grajaú, 60 – Sala 907
Alphaville, Barueri – SP, 06454-050

Dra. Juliana Lara © 2021. Todos os Direitos Reservados.