fbpx
Vinagre de Maca

Hoje em dia, a primeira fonte de pesquisa não apenas para questões gerais mas também de saúde é o Google (e outros mecanismos de pesquisa). Isso não é surpresa para ninguém. Mas não posso negar que fiquei um pouco estarrecida ao saber que “dieta do vinagre de maçã” estava entre as pesquisas de tópicos de saúde que mais bombaram no Google em 2017. Resolvi pesquisar um pouco mais a respeito para saber se toda esta curiosidade faz sentido.

Pois bem… Em uma análise inicial, o vinagre de maçã não apenas parece ter propriedades médicas interessantes, mas tem sido utilizado com fins de ajudar na saúde das pessoas há séculos. Mas com todos os recursos da medicina moderna, será que este interesse renovado faz sentido? E, mais importante ainda, será que a dieta do vinagre de maçã funciona?

O que é a dieta do vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é produzido a partir de maçãs que foram esmagadas, destiladas e depois fermentadas. Pode ser consumido em pequenas quantidades ou tomado como suplemento. Seus altos níveis de ácido acético, ou talvez outros compostos, podem ser responsáveis por seus supostos benefícios à saúde. Embora as recomendações para “dosagem” variem, a maioria transita entre 1 a 2 colheres de chá antes ou junto com as refeições.

O que a dieta do vinagre de maçã pode fazer por você?

Por milhares de anos, compostos contendo vinagre foram utilizados com a premissa de que possuem propriedades curativas. Eles já foram usados para aumentar a força, para “desintoxicação”, como um antibiótico, e até mesmo como um tratamento para o escorbuto. Apesar de hoje em dia ninguém estar mais usando mais o vinagre de maçã como antibiótico (ou, pelo menos, ninguém deveria estar), ele tem sido apontado mais recentemente como um excelente auxílio na perda de peso. Mas será que isto é baseado em evidência científica, ou é só mais um mito para ajudar a vender a revista Boa Forma?

Estudos em ratos e camundongos obesos sugerem que o ácido acético pode prevenir a deposição de gordura e melhorar seu metabolismo. O estudo mais amplamente citado para justificar os efeitos benéficos do vinagre de maçã em seres humanos é um ensaio conduzido em 2009 com 175 pessoas que consumiram uma bebida contendo 0, 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre por dia. Depois de três meses, aqueles que consumiram vinagre tiveram perda de peso modesta (0,5 a 1 kg) e níveis mais baixos de triglicérides do que aqueles que não beberam vinagre. Outro pequeno estudo descobriu que o consumo de vinagre promoveu uma sensação de “estufamento” maior depois de comer, mas de uma maneira desagradável e descrita pela maior parte dos pacientes como náuseas. Nenhum desses estudos estudou especificamente o vinagre de maçã – são considerados quaisquer tipos de vinagre, como o de álcool ou arroz.

Ao todo, a evidência científica real de que o consumo de vinagre (seja de maçã ou não) é uma maneira confiável no longo prazo de perder peso não é convincente. Por outro lado, vários estudos sugerem que o vinagre pode prevenir picos de açúcar no sangue em pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2, bloqueando a absorção de amido – talvez um tema interessante para um próximo post!

Existe alguma desvantagem em adotar a dieta de vinagre de maçã?

Quando estamos falando de remédios naturais e principalmente aditivos à dieta (como azeite, vinagre, etc.), parece haver pouco risco envolvido, então uma idéia bastante comum é de que “bom.. não fazer mal, né?”. No entanto, para dietas com alto teor de vinagre, algumas advertências são necessárias:

  • O vinagre deve ser diluído. Sua alta acidez pode danificar o esmalte dos dentes se tomado puro – deve-se consumi-lo, por exemplo, como um componente de um molho de salada.
  • Foi relatado que ele causa ou piora os baixos níveis de potássio. Isso é particularmente importante para pessoas que tomam medicamentos que podem reduzir o potássio (como os diuréticos comuns usados para tratar a pressão alta).
  • O vinagre pode alterar os níveis de insulina. Pessoas com diabetes devem ser particularmente cautelosas quanto a uma dieta rica em vinagre.

E aí? Vale ou não a pena tentar?

Se você está tentando perder peso, adicionar vinagre de maçã à sua dieta provavelmente não vai funcionar. É claro que a mídia massificada e interessada em vender emagrecimento fácil vai tentar te convencer do contrário, e você nunca suspeitaria que esse era o caso pela forma como este tópico tem sido tendência nas pesquisas de saúde do Google e nas revistas focadas no público feminino. Mas a popularidade das dietas freqüentemente tem pouco a ver com evidências reais. Se você ler alguma coisa sobre uma nova dieta (ou outro remédio) que pareça bom demais para ser verdade, uma dose saudável de ceticismo geralmente é bem vinda.

 Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias