Você sabe como abaixar o colesterol simplesmente fazendo algumas pequenas mudanças no que come? Muitas pessoas podem trazer seus níveis de colesterol para limites seguros simplesmente ajustando sua alimentação. Por exemplo: se você é um grande fã de cheeseburgers e não quer abrir mão desta guloseima, comer menos carne (selecionando cortes mais magros) e mais vegetais, frutas e grãos integrais pode diminuir seu colesterol total em 25% ou mais. Reduzir a gordura saturada (encontrada na carne e produtos lácteos) e gorduras trans (óleos parcialmente hidrogenados) pode reduzir o colesterol de 5% a 10%.
Aqui estão quatro dicas imperdíveis de como abaixar o colesterol:
- Prefira as gorduras insaturadas e evite as gorduras saturadas e trans. A maioria das gorduras vegetais (óleos) são constituídas por gorduras insaturadas que são saudáveis para o seu coração. Os alimentos que contêm gorduras saudáveis incluem peixes oleosos, nozes, sementes e alguns vegetais. Ao mesmo tempo, limite a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, que é encontrada em muitas carnes e produtos lácteos, e fique longe de gorduras trans. Estes incluem quaisquer alimentos feitos com “óleos vegetais parcialmente hidrogenados”.
- Aumente a ingestão de fibra solúvel. Coma mais fibra solúvel, como a que se encontra em aveia e frutas. Este tipo de fibra pode reduzir os níveis de colesterol no sangue quando consumido como parte de uma dieta com gordura saudável.
- Inclua esteróis vegetais e estanóis na sua dieta. Estes compostos de plantas que ocorrem naturalmente são semelhantes em estrutura ao colesterol. Quando você os come, eles ajudam a limitar a quantidade de colesterol que seu corpo pode absorver. Os esteróis e estanóis vegetais são encontrados em um número crescente de produtos alimentares, como sucos e iogurtes.
- Encontre uma dieta que funcione para você. Quando um amigo ou parente lhe diz o quanto o seu nível de colesterol caiu depois de praticar uma determinada dieta, você pode estar tentado a experimentá-la sozinho. Se você fizer isso, e depois de alguns meses descobrir que não está recebendo os mesmos benefícios, talvez seja necessário que atribuir isto às diferenças genéticas e fisiológicas entre vocês. Não há uma dieta que funcione de maneira universal para controlar o colesterol. Você pode precisar testar várias abordagens diferentes para encontrar uma que funcione para você.
Embora a dieta possa ser uma maneira simples e poderosa de melhorar os níveis de colesterol, ela tem um papel maior para algumas pessoas do que para outras. Não sinta-se desencorajado se você seguiu uma dieta e não obteve os resultados que esperava em relação à sua saúde cardíaca. Foque em manter sempre uma boa alimentação, saudável e rica em diferentes nutrientes. Mesmo se você acabar precisando de medicação para manter seu colesterol sob controle, provavelmente você precisará de menos do que se você não fizesse nenhuma alteração na dieta!