FAQ Dieta Cetogênica

FAQ Dieta Cetogênica

Quando iniciamos uma nova dieta ou estilo de vida, é natural termos dúvidas a respeito. Desta forma, elaborei um “FAQ Dieta Cetogênica” – as perguntas mais comuns a respeito desta dieta. Este artigo busca complementar meu post bem mais completo a respeito: O que é dieta cetogênica?


P: Quanto peso vou perder?

R: A quantidade de peso que você perderá é inteiramente dependente de você e de seu esforço. Obviamente, adicionar exercícios ao seu regime acelerará sua perda de peso. É essencial também cortar coisas que são causas comuns de interrução na perda de peso, como adoçantes, produtos lácteos, produtos e subprodutos de trigo (glúten de trigo, farinhas de trigo e qualquer coisa que o possua em sua composição).

A perda de peso referente à água é comum quando você inicia uma dieta baixa em carboidratos. A cetose tem um efeito diurético que pode causar uma perda de muitos kilos em apenas alguns dias. Embora isso seja sempre bom, é importante ter consciência de que isso não é gordura e que os maiores e melhores benefícios ainda estão por vir. De qualquer forma, entenda isso como um bom sinal – é um indício de que que seu corpo está começando a se ajustar a queimar gordura ao invés de carboidratos.


P: Como eu devo contabilizar a ingestão de carboidratos?

R: A maneira mais eficiente é utilizar algum aplicativo de celular, como os indicados neste post do Canal Tech. Teste pelo menos dois para verificar qual se adapta melhor às suas necessidades, baseado na interface e facilidade para inserir os dados e acompanhar.


P: Eu pisei na bola/fugi da linha/enfiei o pé na jaca/dei uma escapada e queria voltar para a dieta cetogênica. Como faço isso?

R: Primeiro respire, não é o fim do mundo. A primeira impressão e consequência é que você ganhará peso muito rápido, pois seu corpo tende a reter água. Estas flutuações iniciais quando se entra e sai da dieta realmente são extremas. Da mesma forma que você ganhará peso rapidamente, você também o perderá quando voltar a um estado de cetose. O importante é mirar no longo prazo, em que os ganhos serão duradouros.

Logo… Espane a poeira, volte a focar na dieta e seja rigoroso para evitar estes percalços.


P: Não estou perdendo mais peso. O que fazer agora?

R: Muitas coisas podem causar uma diminuição da perda de peso: o estresse, a falta de sono, a baixa quantidade de exercício, as alterações hormonais e o consumo de álcool estão entre os possíveis fatores. A perda de peso nem sempre será um processo linear. Nós temos flutuações na quantidade de água em nosso corpo todos os dias, por isso não vale a pena ficar se pesando em horários diferentes.

Em média, as pessoas perderão 1 a 2 kilos por semana. Isso não significa que isto acontecerá de forma consistente e linear. Além disso, em determinado momento pode ser que você não esteja perdendo peso, mas esteja ganhando músculos (que são mais pesados que a gordura), o que significa uma melhora na saúde e forma mesmo com a balança “parada”.  Se após 4 ou 5 semanas você não estiver vendo benefícios na dieta, é importante rever suas escolhas alimentares e se você está seguindo a dieta de maneira correta.


P: Eu não gosto de carne/ovos/laticínios/[insira aqui a comida fora do seu cardápio], ainda posso fazer uma dieta cetogênica?

R: A resposta curta é sim. Além das diretrizes gerais mencionadas no nosso artigo sobre “O que é dieta cetogênica?“, não existem “regras” reais, desde que você esteja com baixo teor de carboidratos, proteínas moderadas e obtenha o restante de suas calorias de gordura. Se ele se encaixa nas definições de macronutrientes, então está tudo bem.

Algumas pessoas bebem café com manteiga e comam muita carne; algumas fazem receitas vegetarianas, algumas utilizam abundância de laticínios e frutos secos. Existem muitas opções disponíveis para atender a qualquer restrição dietética.


P: O que acontece depois que você alcança seu peso ideal em uma dieta cetogênica?

R: Algumas pessoas querem sair da dieta cetogênica assim que atingem seu peso ideal, outras optam por mantê-la, e alguns decidem adotar algum outro tipo de dieta saudável mas de certa forma menos restritiva. O importante é ter ciência de que o peso ideal não é uma situação duradoura se seus hábitos retornarem aos anteriores. Se você voltar a comer como comia antes, voltará a pesar o quanto pesava antes. A adoção de estilos de vida mais saudáveis, e isto inclui a dieta, deve ser o objetivo por si só, e não uma condição passageira.

Ao sair da cetose, mesmo mantendo sua ingestão sob controle, você ainda pode notar um aumento de peso devido ao reabastecimento do depósito de glicogênio. Até por isso, muitas pessoas aderem de maneira permanente à uma dieta cetogênica ou baixa em carboidratos simplesmente porque os faz sentir melhor e permite comer o que gostam.


O que fazer quando não encontrar aqui a solução para minha dúvida no FAQ Dieta Cetogênica?

Às vezes, há perguntas ou problemas que não são abordados neste guia rápido. Se for o caso, não deixe de perguntar! Há um campo para questionamentos logo aqui embaixo e terei o maior prazer em abordar quaisquer dúvidas ou sugestões.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

Horários

Seg. Ter. e Qua. 14h às 18h
Qui. 13h30 às 18h30
Sex. 14h às 18h
Sáb. e Dom Fechado

Localização

Alameda Grajaú, 60 – Sala 907
Alphaville, Barueri – SP, 06454-050

Dra. Juliana Lara © 2021. Todos os Direitos Reservados.

Horários

Seg. (Telemedicina) 14h às 18h
Ter. (Presencial) 14h às 18h
Qua. Fechado
Qui. (Presencial) 13:30h às 18:30h
Sex. (Telemedicina) 14h às 18h
Sáb. e Dom Fechado

Localização

Alameda Grajaú, 60 – Sala 907
Alphaville, Barueri – SP, 06454-050

Dra. Juliana Lara © 2021. Todos os Direitos Reservados.