Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é caracterizada por danos progressivos às células nervosas e suas conexões. O resultado é devastador e inclui perda de memória, pensamentos confusos e nublados, dificuldades na comunicação verbal e até mudanças de personalidade. Uma pessoa com doença de Alzheimer pode viver de dois a vinte anos após o diagnóstico. Esses anos se passam em um estado cada vez mais dependente, e inflinge um enorme impacto emocional, físico e econômico sobre as famílias de pessoas que contram esta doença. Mas como podemos diminuir o risco de Alzheimer?

Vários fatores influenciam a probabilidade de uma determinada pessoa desenvolver a doença de Alzheimer. Algumas delas você não pode controlar, como idade, sexo e histórico familiar. Mas há coisas que você pode fazer para ajudar a diminuir seu risco. Como se constata, os principais pilares de um estilo de vida saudável – exercício, observação do peso e alimentação correta – parecem reduzir o risco de Alzheimer.

risco de alzheimer

5 Dicas Fáceis Para Diminuir o Risco de Alzheimer

Embora não existam formas infalíveis de prevenir a doença de Alzheimer, seguindo os cinco passos abaixo, você pode diminuir significamente o risco de contrair essa doença – e de quebra melhorar sua saúde geral também!

1. Mantenha um peso saudável. Reduza as calorias e aumente a atividade física se precisar perder alguns quilos.
  2. Verifique o comprimento da sua cintura. Para medir com precisão a sua cintura, use uma fita métrica ao redor da parte mais estreita da cintura (geralmente na altura do umbigo e da costela inferior). A recomendação geral é que o comprimento da cintura não seja superior a superiores a 90 centímetros para as mulheres e 100 centímetros para os homens.
  3. Coma atentamente. Enfatize legumes e frutas coloridos e ricos em vitaminas; grãos integrais; fontes de proteína, como tofu, feijão e outras leguminosas – ou peixe e carne de aves magra caso você não seja vegetariano. Isso tem tudo a ver com mindfulness, que é a arte de comer com consciência.
  4. Se alimente de mais gorduras saudáveis. Reduza as calorias desnecessárias vindas de doces, refrigerantes, grãos refinados como pão branco ou arroz branco, massas, gorduras insalubres, alimentos fritos e rápidos, e lanches sem sentido. Fique de olho no tamanho das porções também.
  5. Exercite-se regularmente. Este simples passo traz grandes benefícios para o seu corpo. A atividade física regular ajuda a controlar o peso, a pressão sanguínea, o açúcar no sangue e o colesterol. Exercícios aeróbicos moderados a vigorosos (caminhada, natação, ciclismo, remo) também podem ajudar a reduzir a gordura corporal total e a gordura abdominal ao longo do tempo. Você pode investir em algo entre 2,5 a 5 horas por semana de caminhada rápida (a 6 km/h), ou um exercício vigoroso como correr (a 9 km/h) por metade desse tempo.

Fique de olho nos números que são importantes para sua saúde. Além de observar seu peso e sua cintura, pergunte ao seu médico se o seu colesterol, triglicérides, pressão sangüínea e açúcar no sangue estão dentro dos limites saudáveis. Exercício, perda de peso e medicamentos (se necessários) podem ajudar a manter esses números no alvo.