A doença de Alzheimer é caracterizada por danos progressivos às células nervosas e suas conexões. O resultado é devastador e inclui perda de memória, pensamentos confusos e nublados, dificuldades na comunicação verbal e até mudanças de personalidade. Uma pessoa com doença de Alzheimer pode viver de dois a vinte anos após o diagnóstico. Esses anos se passam em um estado cada vez mais dependente, e inflinge um enorme impacto emocional, físico e econômico sobre as famílias de pessoas que contram esta doença. Mas como podemos diminuir o risco de Alzheimer?
Vários fatores influenciam a probabilidade de uma determinada pessoa desenvolver a doença de Alzheimer. Algumas delas você não pode controlar, como idade, sexo e histórico familiar. Mas há coisas que você pode fazer para ajudar a diminuir seu risco. Como se constata, os principais pilares de um estilo de vida saudável – exercício, observação do peso e alimentação correta – parecem reduzir o risco de Alzheimer.
5 Dicas Fáceis Para Diminuir o Risco de Alzheimer
Embora não existam formas infalíveis de prevenir a doença de Alzheimer, seguindo os cinco passos abaixo, você pode diminuir significamente o risco de contrair essa doença – e de quebra melhorar sua saúde geral também!
- Mantenha um peso saudável. Reduza as calorias e aumente a atividade física se precisar perder alguns quilos.
- Verifique o comprimento da sua cintura. Para medir com precisão a sua cintura, use uma fita métrica ao redor da parte mais estreita da cintura (geralmente na altura do umbigo e da costela inferior). A recomendação geral é que o comprimento da cintura não seja superior a superiores a 90 centímetros para as mulheres e 100 centímetros para os homens.
- Coma atentamente. Enfatize legumes e frutas coloridos e ricos em vitaminas; grãos integrais; fontes de proteína, como tofu, feijão e outras leguminosas – ou peixe e carne de aves magra caso você não seja vegetariano. Isso tem tudo a ver com mindfulness, que é a arte de comer com consciência.
- Se alimente de mais gorduras saudáveis. Reduza as calorias desnecessárias vindas de doces, refrigerantes, grãos refinados como pão branco ou arroz branco, massas, gorduras insalubres, alimentos fritos e rápidos, e lanches sem sentido. Fique de olho no tamanho das porções também.
- Exercite-se regularmente. Este simples passo traz grandes benefícios para o seu corpo. A atividade física regular ajuda a controlar o peso, a pressão sanguínea, o açúcar no sangue e o colesterol. Exercícios aeróbicos moderados a vigorosos (caminhada, natação, ciclismo, remo) também podem ajudar a reduzir a gordura corporal total e a gordura abdominal ao longo do tempo. Você pode investir em algo entre 2,5 a 5 horas por semana de caminhada rápida (a 6 km/h), ou um exercício vigoroso como correr (a 9 km/h) por metade desse tempo.
Fique de olho nos números que são importantes para sua saúde. Além de observar seu peso e sua cintura, pergunte ao seu médico se o seu colesterol, triglicérides, pressão sangüínea e açúcar no sangue estão dentro dos limites saudáveis. Exercício, perda de peso e medicamentos (se necessários) podem ajudar a manter esses números no alvo.