Dieta Sem Glúten – Será Que Vale a Pena?

Dieta Sem Glúten – Será Que Vale a Pena?

A dieta sem glúten e as inúmeras promessas que a acompanham, como se sentir “mais leve” ou “secar a barriga” são a nova moda das revistas femininas. Depois de ficarem confinados a lojas de alimentos saudáveis ​​por anos, alimentos sem glúten agora aparecem em todos os lugares. Os corredores de supermercados abundam com produtos rotulados orgulhosamente como “sem glúten”, e muitos restaurantes agora oferecem opções sem glúten.

Para as pessoas que não podem tolerar o glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio e na cevada, essa abundância é uma benção. Mas ultimamente, tornou-se simplesmente uma “obrigação moral” se livrar de alimentos com glúten. Com base em poucas ou nenhuma evidência além de depoimentos na mídia, as pessoas estão mudando suas dietas com o intuito de perder peso, aumentar a energia, tratar o autismo ou geralmente se sentir mais saudável. Isso não faz muito sentido para o Dr. Daniel A. Leffler, diretor de pesquisa clínica no Centro Celíaco do Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston.

“As pessoas que são sensíveis ao glúten podem se sentir melhor, mas uma porção maior não obterá nenhum benefício significativo da prática. Elas simplesmente desperdiçam seu dinheiro, porque esses produtos são caros “, diz o Dr. Leffler, que também é professor assistente de medicina na Harvard Medical School.

Como o glúten causa problemas

Pessoas com doença celíaca não podem tolerar glúten, nem mesmo em pequenas quantidades. Apenas 50 miligramas da proteína – cerca da quantidade em um pequeno crouton – é suficiente para causar problemas. Em pessoas com doença celíaca, o glúten desencadeia uma resposta imune que danifica o revestimento do intestino delgado. Isso pode interferir com a absorção de nutrientes dos alimentos, causar uma série de sintomas e levar a outros problemas como osteoporose, infertilidade, danos nos nervos e convulsões.

Uma condição relacionada chamada sensibilidade ao glúten ou sensibilidade ao glúten não celíaco pode gerar sintomas semelhantes à doença celíaca, mas sem danos intestinais.

Não há muito tempo, a doença celíaca era diagnosticada por um processo de eliminação. Hoje, pode ser identificada com um exame de sangue para a presença de anticorpos contra uma proteína chamada transglutaminase de tecido. Uma biópsia do intestino confirma o diagnóstico.

Adotando uma dieta sem glúten

Evitar o glúten significa mais do que desistir de pães tradicionais, cereais, macarrão, pizza e cerveja. O glúten também se esconde em muitos outros produtos, incluindo vegetais congelados em molhos, molho de soja, alguns alimentos feitos com “aromas naturais”, suplementos vitamínicos e minerais, alguns medicamentos e até mesmo pasta de dente. Isso torna seguir uma dieta sem glúten extremamente desafiador.

Se você está determinado a adotar uma dieta sem glúten, é importante saber o que fazer para detectar e evitar algumas deficiências nutricionais. Os pães e cereais fortificados tornaram-se uma importante fonte de vitaminas B (que só pode ser obtida de maneira natural a partir de alimentos de origem animal, ou em sua forma sintética como enriquecimento de alimentos específicos). Embora os pães feitos com arroz branco, tapioca e outras farinhas sem glúten se tornem mais comuns, geralmente não são enriquecidos com vitaminas. Isso pode ser um problema para qualquer um, mas é especialmente preocupante para as mulheres que estão grávidas ou podem engravidar. Eles precisam de vitamina B9, mais comumente conhecida como ácido folato ou ácido fólico, para prevenir defeitos congênitos. Tomar um suplemento multivitamínico e multimineral sem glúten é uma boa idéia para qualquer um que tente evitar o glúten.

O trigo integral também é uma fonte importante de fibra dietética, que os intestinos precisam funcionar corretamente. “A dieta americana média é deficiente em fibra”, diz o Dr. Leffler. “Remova o trigo integral e o problema tende a piorar”. É possível obter a fibra que você precisa de outros grãos, como arroz integral ou quinoa, ou de frutas, vegetais e feijão, mas você precisará fazer um esforço adicional para se certificar que sua alimentação está provendo de maneira adequada este nutriente.

Se você acha que pode ter doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, é melhor consultar um médico antes de adotar uma dieta sem glúten. Uma vez que uma pessoa evitou o glúten por um tempo, torna-se difícil estabelecer se ele ou ela tem doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou nenhum dos dois.

Há mais uma coisa que você pode considerar fazer: mantenha sua escolha dietética para você mesmo. As mais de 300.000 pessoas neste país com doença celíaca precisam seguir uma dieta sem glúten, porque o menor traço de glúten desencadeia um desconforto gastrointestinal debilitante. É demorado, caro e restritivo. “É um fardo gigantesco para aqueles que precisam obrigatoriamente seguir uma dieta assim”, diz o Dr. Leffler. “As pessoas ficam frustradas quando ouvem o quão maravilhosa é essa dieta”.

Fonte: Harvard Medical Review

Picture of Dra. Juliana Lara

Dra. Juliana Lara

Médica especialista em Endocrinologia (IEDE) e Nutrologia (ABRAN).

Todos os posts

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

Por Quê Sou Vegetariana?

Entenda Meu Apoio à Esta Causa!

Contato

Dra. Juliana Lara – CRM 182390/SP
(11) 91708-1627
contato@drajulianalara.com

Horários

Seg. Fechado
Ter. 14:00 – 17:00
Qua. Fechado
Qui. 14:00 – 17:00
Sex. 14:00 – 17:00
Sáb. e Dom Fechado

Localização

R. Estados Unidos, 317 – Parque Boa Esperanca, Indaiatuba – SP, 13339-230

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

Horários

Seg. Fechado
Ter. 14:00 – 17:00
Qua. Fechado
Qui. 14:00 – 17:00
Sex. Fechado 
Sáb. e Dom Fechado

Localização

R. Estados Unidos, 317 – Parque Boa Esperanca, Indaiatuba – SP, 13339-230

Dra. Juliana Lara © 2024. Todos os Direitos Reservados.