Formulário de reembolso médico

Muitos pacientes têm dúvidas em relação ao reembolso médico. Muitos não sabem exatamente como funciona, se têm direito ao mesmo, ou como fazer uso desta ferramenta. O objetivo deste post é esclarecer as dúvidas mais comuns, e ajudar você a decidir melhor a qual profissional médico depositar a sua confiança!

Os contratos de planos de saúde são regidos pela Lei nº 9.656/98. Tal norma, em seu artigo 10, institui o chamado “plano-referência”, que é um conjunto de coberturas mínimas que  devem ser asseguradas em planos de qualquer segmentação. Dentre elas, está o direito ao reembolso. É isso mesmo – ele é um direito assegurado a qualquer pessoa que contrate um plano de saúde.

O reembolso permite que o usuário escolha livremente o prestador de serviço, sendo reembolsado, nos limites pactuados, do valor despendido. Desta forma, você é livre para optar por profissionais que não atendem por um determinado plano de saúde. O reembolso acaba sendo a melhor maneira de utilizar o seu plano: VOCÊ escolhe seu médico, sem depender do convênio para pautar sua decisão!

Muitos imaginam que o convênio reembolsa apenas uma porcentagem de uma consulta ou procedimento, mas não é sempre o caso. Alguns planos trabalham desta forma, reembolsando um percentual entre 15% e 30% do valor da consulta do médico. No entanto, a maioria dos convênios possue uma tabela de reembolso fixa dentro de cada tipo de categoria, a qual o usuário tem o direito de saber. Você deve entrar em contato com seu plano para saber como ele trabalha e qual é o valor de reembolso ao qual você tem direito.

Para ter acesso ao reembolso, basta solicitar ao seu médico o Comprovante de Pagamento ou Nota Fiscal de Prestação de Serviço. Ambos são aceitos para realizar o processo de reembolso, que deve ser pago em até 30 dias de sua solicitação. Hoje em dia a maior parte dos planos possui ferramentas online que facilitam o envio desta documentação, em um processo cada vez menos burocrático.

Utilizando o reembolso médico, você fica livre para escolher um profissional que te inspire confiança, e não somente baseado em uma lista de nomes. Além disso, com este auxílio pode ser que sua consulta com um profissional de ponta seja muito mais acessível do que você imagina!

Ah, e antes que vocês perguntem – sim, eu emito a documentação necessária para solicitação de reembolso junto ao seu plano de saúde!

 Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias