Reembolso Médico – Como Funciona e Como Solicitar Junto ao Seu Plano de Saúde

Reembolso Médico – Como Funciona e Como Solicitar Junto ao Seu Plano de Saúde

Formulário de reembolso médico

Muitos pacientes têm dúvidas em relação ao reembolso médico. Muitos não sabem exatamente como funciona, se têm direito ao mesmo, ou como fazer uso desta ferramenta. O objetivo deste post é esclarecer as dúvidas mais comuns, e ajudar você a decidir melhor a qual profissional médico depositar a sua confiança!

Os contratos de planos de saúde são regidos pela Lei nº 9.656/98. Tal norma, em seu artigo 10, institui o chamado “plano-referência”, que é um conjunto de coberturas mínimas que  devem ser asseguradas em planos de qualquer segmentação. Dentre elas, está o direito ao reembolso. É isso mesmo – ele é um direito assegurado a qualquer pessoa que contrate um plano de saúde.

O reembolso permite que o usuário escolha livremente o prestador de serviço, sendo reembolsado, nos limites pactuados, do valor despendido. Desta forma, você é livre para optar por profissionais que não atendem por um determinado plano de saúde. O reembolso acaba sendo a melhor maneira de utilizar o seu plano: VOCÊ escolhe seu médico, sem depender do convênio para pautar sua decisão!

Muitos imaginam que o convênio reembolsa apenas uma porcentagem de uma consulta ou procedimento, mas não é sempre o caso. Alguns planos trabalham desta forma, reembolsando um percentual entre 15% e 30% do valor da consulta do médico. No entanto, a maioria dos convênios possui uma tabela de reembolso fixa dentro de cada tipo de categoria, a qual o usuário tem o direito de saber. Você deve entrar em contato com seu plano para saber como ele trabalha e qual é o valor de reembolso ao qual você tem direito.

Como meus pacientes são auxiliados pelo Reembolso Médico

O reembolso médico é uma opção valiosa para pacientes que preferem ou necessitam buscar atendimento fora da rede credenciada do plano de saúde. Ele funciona de uma maneira bastante simples: primeiro o paciente paga pelo atendimento médico e, em seguida, solicita o reembolso de parte ou até mesmo do valor total da despesa junto à sua operadora de saúde. Vamos entender como isso acontece na prática. 

O Passo a Passo do Reembolso Médico 

  1. Escolha do médico: Diferentemente do atendimento em rede credenciada, onde o paciente tem que escolher dentre os profissionais disponíveis no plano, com o reembolso médico, o paciente tem a liberdade de escolher qualquer médico de sua preferência, independentemente de estar ou não na rede do seu plano de saúde.
  2. Pagamento da consulta ou procedimento: O paciente realiza o pagamento integral do serviço médico no momento do atendimento. É importante guardar todos os comprovantes de pagamento e a nota fiscal ou recibo emitidos pelo médico ou hospital.
  3. Solicitação do reembolso: Com os comprovantes em mãos, o paciente deve entrar em contato com sua operadora de saúde para solicitar o reembolso. Cada empresa tem sua própria política e formulários específicos para essa solicitação, por isso é importante conferir esses detalhes antes de enviar a documentação.
  4. Aprovação e pagamento do reembolso: A operadora de saúde vai analisar a solicitação e, caso esteja tudo em ordem, vai aprovar o pagamento do reembolso. O valor a ser reembolsado depende do contrato do plano de saúde e do valor pago na consulta ou procedimento médico.

No entanto, é preciso levar em consideração que cada plano de saúde tem suas próprias regras e limitações quando se trata de reembolso médico. Além disso, essa opção costuma ser disponível apenas em planos mais completos e, muitas vezes, é necessário pagar um valor adicional no plano para ter direito ao reembolso. 

Vantagens do Reembolso Médico 

Citado frequentemente como uma das grandes vantagens dos planos de saúde, o reembolso médico traz ao paciente uma série de benefícios, entre os quais podemos destacar:

  • Escolha de profissionais de referência: Com o reembolso médico, o paciente tem a flexibilidade de escolher médicos e especialistas referência na sua área, mesmo que eles não sejam parte da rede credenciada do plano de saúde.
  • Continuidade do tratamento: Caso o paciente mude de plano de saúde e o médico que vinha seguindo seu caso não esteja na nova rede credenciada, ele poderá continuar o tratamento com o mesmo profissional através do reembolso médico.
  • Assistência fora de sua localidade: Em viagens ou mudanças temporárias de localidade, o reembolso médico é uma excelente ferramenta para garantir o atendimento com profissionais de confiança, mesmo fora de sua cidade ou país.

De fato, o reembolso médico é uma ferramenta de empoderamento do paciente, garantindo que ele tenha acesso à saúde de qualidade e à assistência médica de sua escolha, independentemente das limitações da rede credenciada de seu plano de saúde.

Utilizando o reembolso médico, você fica livre para escolher um profissional que te inspire confiança, e não somente baseado em uma lista de nomes. Além disso, com este auxílio pode ser que sua consulta com um profissional de ponta seja muito mais acessível do que você imagina!

Ah, e antes que vocês perguntem – sim, eu emito a documentação necessária para solicitação de reembolso junto ao seu plano de saúde! Saiba mais sobre meu trabalho clicando aqui e agende já uma consulta!

Juliana Lara – Doctoralia.com.br
Dra. Juliana Lara

Dra. Juliana Lara

Médica especialista em Endocrinologia (IEDE) e Nutrologia (ABRAN).

Todos os posts

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

Contato

Dra. Juliana Lara – CRM 182390/SP
(11) 91708-1627 | (11) 2680-2888
contato@drajulianalara.com

Horários

Seg. Fechado
Ter. 14:00 – 17:00
Qua. Fechado
Qui. 14:00 – 17:00
Sex. Fechado
Sáb. e Dom Fechado

Localização

Alameda Grajaú, 60 – Sala 907
Alphaville, Barueri – SP, 06454-050

O que procura?

Categorias

Sou médica há 12 anos,
com especializações em Endocrinologia, Nutrologia
e extensão em Fitoterapia.
Busco aliar rigor científico
a um olhar atento às
particularidades de cada
paciente, sempre com a
saúde holística em
primeiro lugar.

Se cadastre na nossa lista para receber conteúdos exclusivos.

Me siga no Instagram!

Conecte-se comigo no Linkedin!

Curta a minha página no Facebook!

Horários

Seg. Ter. e Qua. 14h às 18h
Qui. 13h30 às 18h30
Sex. 14h às 18h
Sáb. e Dom Fechado

Localização

Alameda Grajaú, 60 – Sala 907
Alphaville, Barueri – SP, 06454-050

Dra. Juliana Lara © 2021. Todos os Direitos Reservados.